Voltar
Programa desenvolve oficinas de aprendizagem para alunos do ensino fundamental em Cuiabá
08 de Maio de 2023 às 07:21
O projeto destaca a importância da interdisciplinaridade, promovendo a união entre as disciplinas de Física e Língua Portuguesa, e a aplicação prática dos conceitos físicos no cotidiano dos alunos.
Kassiana Galli | Fapemat
Fonte: Máquina fotográfica de caixa e lupa - Montagem, personalização e fenômeno observado. - Foto por: Arquivo/Projeto PIE
Um projeto de pesquisa intitulado "Visão Inovadora na Escola" foi desenvolvido por professores e alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Governador José Fragelli - Arena da Educação, em Cuiabá. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso ( Fapemat), no Programa Pesquisa e inovação na Escola- PIE, o objetivo do projeto foi desenvolver oficinas de conteúdo da disciplina de Física, nas aulas de Língua Portuguesa, com os estudantes do 8º ano do ensino fundamental. As oficinas ministradas seguiram o princípio de compreender fenômenos físicos do nosso cotidiano voltado a visão humana e a formação de imagens em suas diversas dimensões. Para isso, foram realizadas oficinas de aprendizagem através da construção de instrumentos ópticos a serem usados em aula, como formação de holograma, máquina fotográfica de papelão, olho humano e montagem de óculos de realidade virtual - conhecido como Google Cardboard.
Os resultados do projeto foram apresentados em um jornal elaborado pelos bolsistas como forma de divulgação na escola e em um banner durante a IV Mostra de Produções Científicas da Arena da Educação e III Mostra Científica Estudantil. A coordenadora do projeto, a professora Deusany Faria do Amaral, conjuntamente com os professores Bruno Lafaeti Santos e Silva e a professora e articuladora Joselina de Melo Oliveira, esperam ampliar os horizontes científicos dos estudantes durante as aulas de Língua Portuguesa, evidenciando as experiências de Física referentes a instrumentos ópticos e formação do olho humano. O projeto destaca a importância da interdisciplinaridade, promovendo a união entre as disciplinas de Física e Língua Portuguesa, e a aplicação prática dos conceitos físicos no cotidiano dos alunos. Além disso, o incentivo à pesquisa e inovação na escola contribui para o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico.