30 de Janeiro de 2023 às 09:59
Nesta segunda edição foram 375 ideias submetidas em diversas temáticas

Após três fases de seleção o Programa Centelha II - MT apresenta o resultado dos 50 projetos aprovados, provenientes de 17 municípios de Mato Grosso. Cada projetos será contemplado, por meio da FAPEMAT, com até R$ 86 mil em subvenção econômica e bolsas de fomento tecnológico.
Nesta segunda edição foram 375 ideias submetidas em diversas temáticas. Para os proponentes dessas ideias foram disponibilizadas capacitações relacionadas ao desenvolvimento de uma startup, com especialistas de diversas áreas, e ainda mentorias com o time de Agentes de Inovação da FAPEMAT para esclarecimento de dúvidas e suporte à estruturação das propostas.
O objetivo do Programa Centelha é a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos, além da difusão da cultura do empreendedorismo inovador, contribuindo assim para o avanço dos índices de inovação em empresas em Mato Grosso.
Os aprovados terão até 60 dias para efetivar a abertura da empresa e a entrega da documentação necessária à contratação dos recursos. Após a contratação as empresas serão acompanhadas por um período de 12 meses para estruturação como negócio e desenvolvimento das soluções inovadoras.
Na primeira edição do Programa Centelha em Mato Grosso, realizada em 2020, foram apoiadas 26 empresas, de 11 diferentes municípios. Nesta segunda edição, as 50 empresas que serão apoiadas representa um aumento de aproximadamente 92% em relação a primeira edição.
O Programa Centelha, executado em Mato Grosso pelo Governo do Estado por meio da FAPEMAT, é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.
Download