Bolsa Sanduíche

Bolsa Sanduiche

Consiste em uma modalidade de bolsa de doutorado que visa apoiar alunos formalmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil a desenvolverem parte de sua pesquisa de doutorado em instituição no exterior de reconhecida excelência. O trabalho a ser desenvolvido pode ser de cunho teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese.

Há três formas de solicitar a bolsa sanduíche:

• Diretamente ao CNPq (bolsa de doutorado sanduiche no exterior- SWE/CNPq) ou CAPES (estágio de doutorado no exterior);
  • Via Pró-reitoria de Pós-graduação (PDEE – programa de doutorado no país com estágio no exterior);
  • Via convênios entre o Programa de pós-graduação e instituições estrangeiras onde há um acordo firmado previamente sobre a alocação de bolsas sanduíche (ex.: SMARH e COFECUB).

Salienta-se que a FAPEMAT não apresenta esta modalidade de auxílio. Porém, permite através da Resolução 001/2011 que o bolsista FAPEMAT suspenda a bolsa por um prazo máximo de 12 meses, durante seu período sanduiche, retomando-a com seu retorno.

Para maiores informações consulte a Resolução nº 001/2006, em anexo.

Anexo » Bolsa Sanduíche