Ação Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação

Segunda-feira, 14 de Março de 2016 às 14:46

Coordenação de Apoio à Pesquisa

AÇÃO Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica

A coordenadoria de apoio à pesquisa abrange o desenvolvimento de ações que incentivam e promovem o apoio ao desenvolvimento de pesquisas científica, tecnológicas e de inovação no estado de Mato Grosso nas mais diversas áreas do conhecimento. Anualmente em média a Fapemat apoia cerca de 300 projetos de pesquisa com um aporte de recursos de aproximadamente R$ 7.300.000,00 reais

Seu objetivo é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado através do apoio a projetos de pesquisas, por meio de recursos financeiros estaduais e/ou oriundos de acordos e cooperações técnicas com parcerias federais e privadas.

O apoio aos projetos de pesquisas no estado ocorrem por meio das diferentes ações:

Editais de chamada públicas- que apoiam pesquisadores individuais mestres e doutores, para grupos de pesquisas, para grupos de pesquisas emergentes, para grupos de pesquisa de excelência, financiando projetos que vão de R$ 25.000,00 a 300.000,00 reais cada.

Apoiar pesquisas em programas especiais- Formalizar convênios para apoiar projetos de pesquisa com CNPq, FINEP, Ministério da Saúde entre outros dentro de programas como PELD, PPSUS, PRONEM, PDCR, Pró-Centro Oeste.

Formalizar convênios e Termos de Cooperação – com órgãos federais, estaduais e privados para proporcionar condições de infraestrutura as Instituições de Pesquisa; aportar recursos de contrapartida; ampliar os recursos disponíveis ao desenvolvimento das pesquisas no estado e para a implantação de redes de pesquisa e pós-graduação em áreas específicas.

1. Programas Especiais :

# Programa de Desenvolvimento Técnico Científico e Tecnológico Regional – PDCR

A FAPEMAT tem firmado desde o ano de 2010 uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq através de acordos de Cooperação Técnica com o objetivo de fixar doutores no estado e implantar/fortalecer linhas de pesquisa e inovação no estado de Mato Grosso  que estejam deficitárias . Pelo referido acordo o CNPq se compromete em pagar até 20 bolsas DCR no estado e a FAPEMAT em aportar recursos para no projeto a ser desenvolvido pelo bolsista no valor de até R$ 20.000,00 cada.

#  Programa de pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD  –

A FAPEMAT firmou em 2013 o acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq no valor total de R$ 829.617,19 sendo R$ R$ 583732,03 do CNPq e R$ 248.885,16 da FAPEMAT, com o objetivo de co-financiar os projetos de pesquisas do estado de Mato Grosso aprovados na chamada pública Chamada MCTI/CNPq/FAPs Nº 34/2012/PELD lançado pelo CNPq.

Para o estado foram aprovados, nesta chamada, 2 projetos oriundos da Universidade Federal de Mato Grosso.

#  Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS

A FAPEMAT tem firmado com o Ministério da Saúde - MS, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit/SCTIE, com o CNPq um acordo de Cooperação Técnica, no valor total de R$  1.500.000,00, sendo R$ R$ 1.000.000,00 do MS/CNPq e R$ 500.000,00 da FAPEMAT, com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação na área de saúde com foco de aplicabilidade no SUS-MT, em temas prioritários para o Estado de Mato Grosso .

#  Programa para Grupo de Pesquisa Emergente – PRONEM

A FAPEMAT tem firmado convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq com o objetivo de apoiar Grupos de Pesquisa  Emergentes sediados no Estado de Mato Grosso.  Para o atendimento desta ação foram lançados os seguintes editais de pesquisas :

- EDITAL Nº. 008/2014 PRONEM –Área Estratégica /FAPEMAT/CNPq,  que ao todo apoiaram 10 Grupos de Pesquisa no Estado; sendo o objetivo deste projeto apoiar grupos emergentes em algumas áreas estratégicas deficitárias no estado.

- EDITAL nº  015/2015 PRONEM – Oleaginosas/ FAPEMAT/CNPq – em andamento (fase de análise).  O objetivo deste edital é consolidar linhas de pesquisa com culturas oleaginosas no Estado de Mato Grosso, com ênfase na segunda safra.

1. Termos e Convênios:

#  Cooperação PRO-CENTRO OESTE

A FAPEMAT firmou em 2012 um acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq com o objetivo de co-financiar os projetos do Estado de Mato Grosso aprovados no “Edital MCT/CNPQ/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/Pro-CentroOeste No 031/2010” lançado pelo CNPq.

Para o estado foram aprovados, nesta chamada, 16 projetos .

# FINEP – Estruturante 2013

A FAPEMAT firmou em 2013 acordo de Cooperação Técnica com a Financiadora de estudos e projetos/FINEP no valor total de R$  1.733.956,00,  sendo R$ R$ 866.978,00 da FINEP e R$ 866.978,00  da FAPEMAT, com o objetivo de co-financiar 02 centros de pesquisa da UNEMAT aprovados no “Edital FINEP - Infraestrutura em Campi estaduais e municipais No 002/2013” .

3) Convênios com Instituições  sediadas no Estado de Mato grosso

# EMPAER

A FAPEMAT firmou em 2014 convênio com a Fundação de Amparo á Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso – FUNDAPER-MT convênio no 001/2014 com o objetivo de aumentar a produtividade, a qualidade, a diversificação, a oferta estável de produtos e inserir a produção de alimentos cultivados pelos produtores familiares no mercado, a partir do aprimoramento de técnicas e inovações em diversas áreas e culturas fortalecendo a agricultura familiar no estado.

Arquivo(s) anexado(s)
Anexo » PPSUS 2013