Pular para o conteúdo
Voltar

Hackamt 2022 classifica duas melhores soluções tecnológicas para área da saúde

A programação envolveu oficinas, conteúdos, mentorias, atividades e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas em grupo por estudantes
Widson Ovando | Fapemat

Classificados em primeiro lugar no Hackamt 2022, Inova Araguaia - Foto por: Rodrigo Spyer
Classificados em primeiro lugar no Hackamt 2022, Inova Araguaia
A | A

Com uma duração  de 54 horas, a  edição da maratona de inovação e desenvolvimento tecnológico do Hackamt 2022,  que ocorreu no município de Querência, contou com cerca de 102 inscritos oriundos de 15 cidades . Com atividades que envolveram concepção  e prototipação para resolver problemas  ou aperfeiçoar  um processo com impacto positivo na sociedade na área da saúde.

 

A   programação   envolveu oficinas, conteúdos, mentorias, atividades e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas em grupo. O evento foi promovido pelo ambiente de inovação Inova Araguaína, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), coordenado pelo professor doutor Joaquim Manoel da Silva. Nas orientações de conteúdos participaram os mentores de várias áreas  do conhecimento, Cláudia  Marisa Rosa, coordenadora  de inovação tecnológica da Fapemat, Rayleen  Whaiti Lopes da Silva, , Vinícius  Morais Paula,  Bruno Menezes, Ivor Prolo ,André  Luiz Borges Milhomem, Carolina Neves Marcorio,  Rogerio Alexandre Nunes Santos (Banca), Mauro Junior e Edcleide Nobre.

 

Dois grupos foram vencedores, o primeiro lugar ficou com o aplicativo ‘’Vaci fácil ‘’, para gestão de datas (calendário) de vacinas para toda família, da Universidade Unicathedral do município de Barra do Garças,  e o segundo Mãe  ajuda’’, que busca o diagnóstico precoce de  doenças em crianças de 0 a 5 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Barra do Garças,

 

 

De acordo com o facilitador do evento Mauro Junior, “ essa edição superou às  expectativas, em relação  as inscrições  o número conquistado aqui, superaram aos  que nós  deparamos  em outras regiões  do Brasil, foi impressionante, o ponto principal e que estamos conseguindo trazer essa  sementinha da inovação  para dentro do estado, interiorizando, esse movimento de pessoas do ecossistemas de inovação, gerando comunidades de   startups, tecnologias, gerando eventos históricos como esse do município de Querência, onde vai ter grande repercussão,  motivando cada vez mais esses jovens, mostrando a cada um que e possível criar usando tecnologias, modelos de negócios, analises de mercado, como resultado de sucesso’’.

 

‘’’Quero agradecer o Presidente da Fapemat Marcos de Sá, em especial ao governador Mauro Mendes, esta parceria que mostrou a grande participação da comunidade, colocando as ideias da comunidade em prática  dando oportunidades para novas pessoas em ajudar o município, o estado e o Brasil’’, ressaltou o prefeito de Querência  Fernando Gorgen.

 

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Marcos de Sá  Fernandes da Silva,’’ ressaltou a importância de ampliar esse tipo de evento nos municípios, onde é dado a oportunidade dos estudantes ampliarem seus conhecimento e incentivar o empreendedorismo em inovação e tecnologia beneficiando assim as políticas  públicas e toda a sociedade. Interiorizando  essas ações, permite a todos, que mostrarem o seu potencial, afinal  o saber não escolhe lugar’.

 

As propostas aprovadas no Hackamt 2022, propiciou seis (06) bolsas de desenvolvimento tecnológico, sendo quatro (04) para a melhor solução tecnológica e duas (02) para o segunda, em atividades de inovação, gestão, desenvolvimento ou geração de tecnologia, financiadas pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).