Pular para o conteúdo
Voltar

Presidente da Fapemat participa de Missão Web Summit Lisboa 22

Marcos de Sá com o presidente português, Rebelo de Souza, que destacou a importância das parcerias entre os dois países
Widson Ovando | Fapemat

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá e o Presidente de Portugal , Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, no Museu dos Coches - Foto por: DTC/Fap
O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá e o Presidente de Portugal , Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, no Museu dos Coches
A | A

O presidente da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), Marcos de Sá Fernandes da Silva, participa de missão técnica internacional em Lisboa, onde se encontrou  com o presidente português Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa e falaram sobre cooperação técnica em empreendedorismo e inovação. O encontro foi durante a Missão Web Summit Lisboa 22, aberta no domingo (30.10), com encerramento previsto na sexta-feira (04.11).  

Portugal tem sido destaques nos últimos anos, pelo grande crescimento do empreendedorismo e  inovação, abertura de novos negócios, inclusive os criados por cidadãos estrangeiros.

Segundo dados recentes do Eurostat (Serviço de Estatísticas da União Europeia), no segundo trimestre de 2021, o registro de novas empresas aumentou em 36%. Assim, o país ficou atrás apenas da Irlanda no ranking de abertura de novas empresas.

Pelo relatório da Racius, em 2021 foram criadas 39.010 empresas em Portugal. Mais da metade está registrada nas cidades de Lisboa (36,5%) e Porto (20,2%). Os setores em que foram abertos os mais novos empreendimentos são, pela ordem, atividades imobiliárias, comércio de venda direta ao cliente, informação e comunicação, finanças e comércio varejista.

 

 

O “Dia da Inovação Brasil/ Portugal”, um dos destaques, tem como foco o apoio cooperativo para o empreendedorismo e inovação entre os dois países, com iniciativas da Apex Brasil e Sebrae.

Segundo a coordenadora de Inovação da Fapemat, Claudia Marisa Rosa, “o presidente da Fapemat apresentou as ações da Fundação voltadas às empresas de inovação, ressaltando as possibilidades de uma maior interação entre ambos os países”

Para o presidente português, “o Brasil é imparável e tem sido presença marcante na Web Summit”, em referência aos 270 pequenos negócios brasileiros presentes no evento.  Ele citou o aumento expressivo de parcerias entre empresas brasileiras e portuguesas.

O presidente da Fapemat ressaltou, “esta visita técnica coordenada pelo Sebrae, nos auxiliará com melhores práticas junto aos  nossos editais de fomento à inovação e tecnologia. Precisamos incentivar as empresas de Mato Grosso a se programarem para o mercado externo. Essa interação aqui em Portugal começa a abrir caminhos e intercâmbio tanto para o setor privado quanto aos pesquisadores e universidades. Estamos seguindo as determinações do governador Mauro Mendes, investir em pesquisa e conhecimento mas também em inovação e tecnologia".