Presidente da FAPEMAT participa da VII Jornada de Pesquisa e Extensão do IFMT

O evento promove de forma integrada a divulgação do conhecimentos produzidos na instituição no âmbito do ensino, pesquisa e extensão para toda a região da baixada cuiabana
Widson Ovando | Fapemat

Presidente da Fapemat, Marcos de Sá, participa do JENPEX/IFMT - Foto por: Assessoria
Presidente da Fapemat, Marcos de Sá, participa do JENPEX/IFMT

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Marcos de Sá Fernandes da Silva   participa  da VII Jornada de Pesquisa e Extensão (Jenpex 2022), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva que acontece nos dias 18,19 e 20 deste mês.

Com objetivo de promover de forma   integrada  a divulgação  do conhecimentos produzidos na instituição no âmbito do ensino, pesquisa e extensão para toda a região da baixada cuiabana, onde congrega  a participação da sociedade interna e externa com discussões para  a formação escolar e profissional , discutindo novos horizontes para o futuro de formação do cidadão e dos profissionais do da Instituição.

O evento está  sendo  realizado de forma presencial com transmissão online, com uma programação de três (03) dias, trazendo para a comunidade escolar palestras, mesas redondas cursos , oficinas, apresentação de banners eletrônicos dos trabalhos científicos  dos  projetos e ações  do ensino da pesquisa, extensão e inovação, bem como uma mostra integrada realizada por  meio de stands para os cinco (05) departamentos do campus, computação, gestão em hospitalidade, infraestrutura, engenharia elétrica e automação e base comum.

De acordo com reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Juliano Cesar dos Santos, esse evento é uma forma de mostrarmos a sociedade os resultados como forma de retorno, dos investimentos   que são aplicados para a educação no estado.

“Agradeço a todos os profissionais que passaram por este campus, desde 1909, e aos que hoje estão aqui sempre contribuindo com nossa Instituição, e quero fazer um agradecimento especial ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Marcos de Sá, que tem contribuído muito com nossa Instituição, só neste ano de 2022, a Fundação já aportou mais de 5 milhões em investimentos, em estrutura de laboratórios e apoio no financiamento dos projetos de pesquisas  e bolsas (ICjr). Muitos estudantes que hoje estão aqui apresentando seus trabalhos de pesquisas, recebem esse auxílio do governo do estado através da Fapemat,  Marcos, leve nosso abraço e agradecimentos  ao governador Mauro Mendes, pelo compromisso assumido, sempre tratando o Instituto Federal de Mato Grosso ( IFMT)como uma instituição do próprio estado, os convênios que temos com o estado desde o início deste ano já somam aproximadamente 30 milhões, isso somando com mais 75 milhões da  Lei Orçamentária Anual (LOA) ,do governo federal para o ano de 2023, teremos condições de avançar muito, sobretudo na oferta da educação profissional e tecnologia em todo o Estado de Mato Grosso.

“Para mim estar aqui hoje é uma nostalgia muito grande, fui aluno, estudei aqui nesse campus, no curso técnico em edificações, sempre atuando na área. Assumi a Fundação com essa visão municipalista, com intuito da universalização dos cursos, o governador Mauro Mendes vem fazendo um trabalho com muita responsabilidade na aplicação de recursos. O reitor Julio César recebeu nosso chamado, junto com outros reitores para elaborarmos um projeto de laboratórios multiusuários com aporte de 20 milhões para as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado. O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ajudou a desenhar esse edital onde também foi contemplado com um recurso de mais de 3  milhões . Estamos fazendo um trabalho voltado para todas as categorias, tanto de custeio, como de capital. Tínhamos somente vinte e cinco (25) bolsas para a Iniciação Científica Junior (ICJr), hoje temos duzentos e noventa e cinco (295).  Fizemos um edital específico para a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), para as escolas técnicas  estaduais  (ETE), e agora estamos trabalhando um edital exclusivo para as Instituições Federais.  A Fundação   investe em pesquisa, conhecimento e inovação, buscando que seja voltado sempre à serviço da sociedade, sempre trabalhando em conjunto com ajuda mútua na construção de um estado e um Brasil melhor.