Pular para o conteúdo
Voltar

Fapemat participa do lançamento do Edital Amazônia+10 no Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP 2022, em Manaus

A Fundação será uma das dez participantes da adesão inicial do Edital Amazônia +10
Widson Ovando| Com assessoria Confap | Fapemat

O Fórum reune presidentes e representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), - Foto por: Fapeam
O Fórum reune presidentes e representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs),
A | A

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), é uma das participantes Fórum Nacional do Consecti & Confap, realizado na tarde de quarta-feira (8/6) no Hotel Comfort, bairro Distrito Industrial I, zona Sul de Manaus. O evento é uma   parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti/AM), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

 

O Fórum reúne presidentes e representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), das agências federais, CNPq, FINEP, EMBRAPII e CAPES, Secretários Estaduais de CT&I, além de representantes de entidades acadêmicas e científicas, e agências internacionais de fomento à CT&I.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da cerimônia de abertura e anunciou investimentos da pasta em programas para a região Amazônica.

 

Lançamento do Edital Amazônia+10

 

Durante a abertura oficial do Fórum  foi realizado o lançamento do Edital Amazônia+10, uma iniciativa construída no âmbito do CONSECTI e do CONFAP, que tem por objetivo apoiar pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na região da Amazônia Legal, por meio de parcerias com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), com o setor privado, governos e organizações internacionais.

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato grosso (Fapemat), representada pelo seu Diretor Técnico Cientifico, Dr. Flávio Teles, será umas das dez participantes do lançamento do Edital Amazônia+10.

 

As ações da iniciativa serão focadas em quatro temáticas prioritárias: conservação da biodiversidade e respostas à crise climática; proteção de populações e comunidades tradicionais; enfrentamento dos desafios urbanos; e adoção da bioeconomia como política de desenvolvimento econômico para a região.

 

Com adesão inicial de dez Estados: São Paulo, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, o Fundo Amazônia+10 já conta com aporte de R$ 100 milhões da FAPESP. Com a participação de agências internacionais, empresas e governos, o valor do investimento poderá chegar a R$ 500 milhões.