Seciteci e Fapemat entregam prêmio de reconhecimento de inovação às empresas finalistas de MT

Um dos objetivos do Prêmio Inova Mato Grosso é reconhecer as micro, pequenas e médias empresas, multisetoriais, formais do Estado de Mato Grosso, com esforços em gestão da inovação.
Widson Ovando | Fapemat

Foram premiadas empresas finalistas em três categorias - Foto por: Widson Ovando/DTC
Foram premiadas empresas finalistas em três categorias

Foi realizado ontem (14), no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a entrega do Prêmio Inova Mato Grosso às micros, pequenas e médias empresas, multisetoriais, formais do Estado de Mato Grosso.

O Prêmio Inova Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso através da parceria entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI-MT) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e Parque Tecnológico Mato Grosso.

Um dos objetivos do Prêmio Inova Mato Grosso é reconhecer as micros, pequenas e médias empresas, multisetoriais, formais do Estado de Mato Grosso, com esforços em gestão da inovação.

As empresas passaram por um processo de autoavaliação, seguida por uma etapa de avaliação realizada por avaliadores voluntários pertencentes ao ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso. Uma banca de juízes definiu as vencedoras nas três categorias.

“O Governo do Estado de Mato Grosso através do Prêmio Inova, valoriza o desempenho e mostra a  importância  da Inovação em todos os setores, é uma forma de pensar e valorizar as empresas que contribuem com o crescimento econômico. Sentimos gratidão por mais de cem (100) empresas ter atendido este chamado, sabemos que muitas ficaram pelo caminho, mas o ano que vem, nós podemos e eles também estar melhorando cada vez mais a inovação e buscar o prêmio de 2022, aqueles que chegaram a essa etapa final estão de parabéns pela dedicação e determinação buscando inovar dentro de cada ambiente empresarial, ajudando no fomento do nosso estado”, afirmou o secretário Nilton Borgatto.

“A Fapemat sempre buscou ao longo dos seus 20 anos nos seus editais, incentivar a inovação nas empresas, é comum na Àsia, Europa e na América do Norte, toda pequena, média e grande empresa ter um centro de inovação dentro do próprio ambiente, e este é um dos nossos objetivos, colocar essa cultura no nosso estado. Com o Prêmio Inova valorizamos as empresas pela dedicação, esforços e a coragem do desafio de buscar inovar cada vez mais. Na Fundação temos  outros programas, onde estamos levando o conhecimento para dentro de cada empresa, hoje o Governo do Estado, através da Fapemat   tem oito (8) ambientes de inovação, dois (2) na Capital,  o nosso grande desafio é estar levando ao conhecimento para a maior quantidade possível de empresas, esses importantes investimentos, para continuar contribuindo com o crescimento da ciência, inovação e tecnologia no nosso estado”, ressaltou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva.

PREMIAÇÃO

Os prêmios para as Empresas Selecionadas VENCEDORAS e FINALISTAS em cada uma das categorias consistem em:

• Concessão de 06 Bolsas - Bolsas BPE- 5: Profissional com título de mestrado na área de execução do projeto, com, no mínimo, 03 (três) anos de experiência em atividades de pesquisa ou inovação relacionadas a empresa, pelo período de 12 meses. Totalizando investimento de R$ 360.000,00 (Trezentos e sessenta mil reais) de responsabilidade da Fundação de apoio à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT). A concessão de bolsas tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas a fim de aumentar sua competitividade e promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Mato Grosso.
  • Participação em missão técnica Benchmarking em Gestão da Inovação: Será realizada 1 (uma) missão técnica, em região/cidade nacional para visita técnica em empresas de referências em gestão da inovação, de responsabilidade e organização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) e do Parque Tecnológico Mato Grosso:

- Passagens aéreas de ida e volta emitidas pela SECITECI-MT e Parque Tecnológico Mato Grosso;

- Hospedagem em hotel definido e custeado diretamente pela SECITECIMT e Parque Tecnológico Mato Grosso;

- Ajuda de custo para alimentação;

- Programação de visitas técnicas organizadas exclusivamente SECITECIMT e Parque Tecnológico Mato Grosso; e

- Seguro viagem.

• Troféu, com alusão à categoria (s) de inscrição.
  • Capacitação e mentoria realizado pelo Parque Tecnológico Mato Grosso em sistema de gestão de Inovação.
  • Inclusão da empresa no ecossistema do Parque tecnológico Mato Grosso, com possibilidades de participação das diversas ações realizadas pelo Parque para conexões de conhecimento e negócios nacionais e internacionais.
  • Divulgação nacional e internacional em materiais e mídias digitais e impressas das instituições promotoras do prêmio

Foram premiados as empresas que ficaram em primeiro e segundo lugar das seguintes categorias:

Categoria 1 – Micro Empresa

Categoria 2 – Empresa de Pequeno Porte