Pular para o conteúdo
Voltar

Fapemat apresenta ações realizadas 2019/2020 ao governador Mauro Mendes

A Fundação ampara ações de ciência, tecnologia e inovação.
Widson Ovando | FAPEMAT

Apresentação das ações da Fapemat 2019/2020 - Foto por: Widson Ovando/DTC
Apresentação das ações da Fapemat 2019/2020
A | A

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá apresentou na terça-feira (22.12), as ações 2019/2020 ao governador Mauro Mendes. Foram apresentados os dois principais pilares de atuação, a formação de recursos humanos e fomento de pesquisas aplicadas, bem como os editais e programas em parcerias com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Certi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), juntos as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Ao longo dos anos a Fapemat fomenta a iniciação a pesquisa e inovação, acolhendo desde o ensino fundamental, médio, até o doutorado em todas as áreas do conhecimento, tendo como executoras as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas e privadas sem fins lucrativos em todo o estado.

Foram investidos 21 milhões, sendo captados em contrapartida 24 milhões, contratadas 1.872 bolsas e 172 projetos integralmente pagos.

O governador reconheceu a importância dos investimentos realizados pela Fapemat, ao longo dos 20 anos de sua existência, ressaltando a necessidade que esses investimentos, produzam resultados voltados aos interesses da sociedade, valorizando as aplicações de recursos públicos.

O presidente Marcos de Sá, assegurou  que a Fapemat continuará amparando a formação de recursos humanos voltadas para a ciência, tecnologia e inovação em nosso estado, fomentando projetos de pesquisa, inovação e a difusão da ciência. “As ações continuarão sendo realizadas dentro da capacidade financeira da Fundação, mantendo os compromissos assumidos em dia, valorizando e potencializando os resultados obtidos com investimentos públicos aplicados”.