CAPES lança Programa de Desenvolvimento em Pós-Graduação com Estados

O Programa atenderá áreas prioritárias a serem definidas pelo estado
Widson Ovando | FAPEMAT

Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) - Foto por: Secom/MT
Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Benedito Guimarães Aguiar Neto lançou hoje (04.09), o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Parcerias Estratégicas nos Estados, a ser implementado pela CAPES em parceria com Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), que tem como objetivo  promover a capilarização das ações de formação de recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa no Estado, por meio da interação entre o Governo, a universidade, a iniciativa privada ou o terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento, apoiando os Programas de Pós-Graduação Emergentes, em consolidação bem como as consolidadas em áreas prioritárias de âmbito regional.

A CAPES publicará edital de chamamento por meio do qual as Fundações de Apoio dos Estado para participar do PDPG deverá apresentar suas prioridades, na qual por meio de Acordo de Cooperação, apresentará suas propostas dentro do Plano de Desenvolvimento (PD-FAP), específico e previamente aprovada segundo a Portaria e o Edital de Chamamento.

As propostas de PD-FAP deverá indicar áreas prioritárias pelo estado para a formação de recursos humanos e o fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Acompanhe a Portaria: