Pular para o conteúdo
Voltar

Pesquisa em Mato Grosso visa criar um banco de dados digital do setor de mineração

O software gerado (SIG) será repassado à METAMAT, juntamente como a devida transferência de tecnologia
Widson Ovando | Fapemat

Banco de dados digital do setor de mineração - Foto por: Projeto/pesquisador
Banco de dados digital do setor de mineração
A | A

O setor de mineração sempre foi importante para o desenvolvimento econômico do Estado de Mato grosso, com vários depósitos minerais que estão sendo pesquisados e outros poucos explorados.

Com isso o pesquisador Dr. Eduardo José Oenning Soares da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Companhia Matogrossense de Mineração ( Metamat) e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), está realizando levantamentos para o mapeamento e a avaliação sócio-econômica e produtiva das atividades mineradoras no Estado de Mato Grosso.

Com esses estudos o pesquisador irá caracterizar as atividades de exploração de minerais e seus processos produtivos, apresentando os impactos sócio-econômicos gerados com dados locacionais e geo-referenciamento, com isso podendo gerar um banco de dados online referentes a todas as atividades mineradoras no estado.

O software gerado (SIG) será repassado à METAMAT, juntamente como a devida transferência de tecnologia e conhecimento para futura operação e atualização do banco de dados, bem como as produções científicas e relatórios serão disponibilizadas à METAMAT.

Segundo o pesquisador “as atividades de mineração no estado diferem dos grandes estados mineradores do Brasil, onde tais atividades estão centradas na produção de commodities, poucos estudos são voltados aos impactos do setor de produção, os indicadores econômicos, sociais e de produção dessa atividade são difíceis de estimar, por isso a necessidade de levantamentos técnicos com dados científicos formando um banco de dados digital que ficarão à disposição do governo, técnicos, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral”.