Pular para o conteúdo
Voltar

Presidente da Fapemat é eleito diretor regional em Conselho Nacional

O Confap tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento á pesquisa no Brasil
Widson Ovando | Fapemat

Adriano Silva, presidente da Fapemat e diretor regional do Centro-Oeste no Confap - Foto por: Fapemat
Adriano Silva, presidente da Fapemat e diretor regional do Centro-Oeste no Confap
A | A

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, foi eleito nesta sexta-feira (24.04) diretor regional do Centro Oeste do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Ele teve os votos dos presidentes das fundações dos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, em eleição por videoconferência.

O Confap tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa no Brasil, defendendo a diversidade das políticas locais e regionais e articulação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Adriano Silva afirmou ter assumido com o objetivo de "buscar esforços comuns entre os Estados que compõem a Região Centro Oeste". "Como temos pautas parecidas a serem resolvidas, quando formos fazer gestão junto ao Governo Federal (CNPq, Finep, Caps, MCTIC), iremos reunir os quatro representantes estaduais para buscarmos soluções que atendam nossa região".

Outro fator importante na escolha do novo diretor, segundo os presidentes das FAPs, é que o presidente eleito para 2020 do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central foi o governador Mauro Mendes e, com isso, poderá haver um alinhamento com os governadores da região para trabalhar Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ficou unificado também trabalhar programas de Mestrado e Doutorado na linha do meio ambiente, levando em conta a biodiversidade do Pantanal, bem como pesquisas com o propósito de apoiar setores produtivos, contribuindo para o crescimento econômico e desenvolvimento social da Região Centro Oeste junto à Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste.