Fundações estaduais vão colaborar com Capes em programa de desenvolvimento da pós-graduação para 2020

Articulações e execução do novo Programa de Desenvolvimento Estratégico da Pós-Graduação Brasileira a ser implantando em 2020.
Confap | Confap

FAPs vão participar das discussões, articulações e execução do novo Programa de Desenvolvimento Estratégico da Pós-Graduação Brasileira - Foto por: Foto: CCS/Capes.

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, reuniu-se com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação, na manhã desta esta quinta, 25 de novembro, em Brasília. Foi acordado que as FAPs vão participar das discussões, articulações e execução do novo Programa de Desenvolvimento Estratégico da Pós-Graduação Brasileira, a ser implantando em 2020.

De acordo com o vice-presidente do Confap, professor Fábio Guedes, as “Fundações Estaduais terão um papel ativo nos próximos 60 dias, na formulação dos instrumentos legais e das primeiras ações desse Programa”. Guedes declarou que o programa terá como ponto de partida o financiamento dos cursos de pós-graduação com conceitos 3 e 4, “considerados de relevância estratégia para o desenvolvimento e atenuação das assimetrias regionais”, aponta o economista.

“O olhar mais cuidadoso para esses programas de pós-graduação sempre foi uma prioridade para o Confap, especialmente em relação àqueles localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, bem como nas localidades do interior do País”, comenta Fábio Guedes, que preside a Fapeal, de Alagoas.

Nesta terça-feira, 26 de novembro, o presidente do Confap, professor Evaldo Vilela, da Fapemig (MG), e o presidente da Capes, Anderson Correia, irão assinar um protocolo de intenções para o programa.

Fonte: Comunicação Fapeal (texto: Naísia Xavier).