Pular para o conteúdo
Voltar

Professores e alunos da UFMT recebem ações do Programa Centelha

O Programa visa estimular a criação de empreendimentos com Inovação e Tecnologia
Widson Ovando | FAPEMAT

Alunos do campus Cuiabá recebem o Programa com entusiasmo - Foto por: Assessoria/Fapemat
Alunos do campus Cuiabá recebem o Programa com entusiasmo
A | A

Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberam na última sexta-feira (18) no campus de Cuiabá, informações de como funciona o Programa Centelha. O Programa visa estimular a criação de empreendimentos com Inovação e Tecnologia, partindo de uma simples idéia, tentando com isso disseminar a cultura empreendedora em Mato Grosso.

Com entusiasmo estudantes de várias áreas ficaram animados com a idéia de terem a chance de serem fomentados financeiramente e com suporte técnico profissional para desenvolverem algumas criações podendo Inovar e com chance de empreender no mercado econômico do Estado.

Conforme a Coordenadora de bolsas da Fapemat Cynara Fernanda que esteve nos blocos do  Instituto Física, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, “alguns estudantes possuem boas idéias inovadoras, mas às vezes elas ficam só no  campo da academia, como produção de  tese de término de curso, agora muitos terão a chance de ter suas idéias transformadas em um produto Inovador”.

Parcerias

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores( Progrrama  Centelha), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e projetos(Finep), e o Conselho Nacioanal de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e operado pela Função Certi, são as responsáveis pelo edital, para se inscrever basta acessar :   https://mt.programacentelha.com.br/

Seleção em três etapas

A seleção acontecerá em três etapas, ao final todas as idéias inscritas serão analisadas, sendo que ao final serão selecionadas 28, cada uma recebendo até R$ 60 mil em subvenção econômica (não reembolsável).

 Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas idéias de negócio e a equipe de trabalho para que sejam avaliados: o potencial inovador da idéia, quais benefícios ela traz para a região, o seu potencial de mercado e a capacidade técnica e gerencial da equipe.

Já na segunda etapa, os selecionados devem elaborar um Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances dessas idéias se tornarem um bom negócio, considerando o fornecimento de valor do produto, grau de inovação e nível de domínio das tecnologias envolvidas, o potencial de mercado e o fator de risco, já nessa fase todos estarão sendo acompanhados por suporte técnico necessário.

 A terceira fase consiste no desenvolvimento de um Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto, considerando o plano de desenvolvimento do produto e tecnologia, o plano de implementação da empresa, a competência técnica e gerencial da equipe e o plano de aplicação dos recursos e cronograma.

Quem pode submeter idéias no Programa Centelha Mato Grosso?

Qualquer pessoa física (coordenador do projeto) que, se aprovada, deverá constituir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP) com sede em Mato Grosso para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica; ou pessoa física (coordenador do projeto) que possua vínculo como proprietário ou sócio proprietário de microempresa ou empresa de pequeno porte, sediada no Estado de Mato Grosso, com data de constituição em até 12 meses anteriores à data de publicação do edital.

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma idéia. A constituição da empresa será necessária apenas após a terceira fase do programa (fase do projeto de fomento) caso a idéia seja aprovada nas etapas anteriores.