Pular para o conteúdo
Voltar

FAPEMAT participa do primeiro CONFAP de 2019 em Brasília

FAPEMAT- T.I | Cuiabá-MT

CONFAP Brasília 2019 - Foto por: CONFAP Brasília 2019
CONFAP Brasília 2019
A | A

 

     O presidente Adriano Silva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) participou da primeira edição de 2019 do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Brasília, no Distrito Federal, nos dias 14 e 15 de março.

     A reunião foi realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e reuniu presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de representantes de agências federais de fomento, ministérios e de organismos internacionais, parceiros do Confap na realização de atividades conjuntas no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

     Durante a abertura foi realizada a assinatura do convênio entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e as Fundações de Amparo à Pesquisa para o início do Programa Tecnova 2, de fomento à inovação por meio de recursos de subvenção econômica.

     O evento contou com parceiros nacionais, incluindo, além do CNPq e da Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Ministério da Saúde e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). Também participam representantes da Comissão Europeia e do Conselho Britânico.

     Na noite de quinta-feira (14/03), a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, recepcionaram os convidados do Fórum na Embaixada Britânica. A recepção faz parte das iniciativas do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação. O programa é um conjunto de eventos e projetos que visa celebrar os resultados já alcançados em colaborações entre Brasil e Reino Unido, e explorar novas parcerias entre ambos os países.

     Na sexta-feira (15/03) foi realizada a eleição da nova gestão que ficará à frente do Confap nos próximos dois anos.
Os professores Evaldo Ferreira Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e Fábio Guedes Gomes, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).